24 março 2012

INSANIDADE

Dar sempre as mesmas desculpas para as mesmas coisas é insanidade. E fazer sempre a mesma coisa esperando resultados diferentes também é insanidade. Estar no futebol no Brasil, na roda do ciclo vicioso, sem relflexão, caros senhores, também é insanidade.
Possuir opinião fundamentada em “ciência com consciência”, mas contudo radical para alguns pode parecer insanidade, mas mais insano é quem não aceita.E a insanidade nacional perpetua em todos os campos e em todas as dimensões(treinamento, competição, etc.).
Desta vez esteve numa “roda-conversa-superfi-boleira” entre alguns “pseudos-experts” que falaram declaradamente (sem saber, obviamente burrinhos como sempre) que a diferença de intensidade do futebol europeu comparativamente ao brasileiro, está em jogar apenas uma vez por semana, aonde as equipes-jogadores vão para o jogo seguinte recuperados totalmente. Mais uma vez a queima de fostafo faz-se aqui necessária, ou seja, será que isso é verdade?
Desmentindo prontamente e perspectivando um futuro próximo para a nação brasileira que sabe tudo de futebol, aí vai...

Salvo que uno de los dos caiga noqueado, ya no habrá reposo para Barça y Madrid hasta final de temporada. Cada tres días se producirá un nuevo combate a distancia e incluso cara a cara (en la Liga y también en Champions si ambos llegan a la final). En las próximas cinco semanas a partir de hoy -y hasta el 29 de abril- ambos equipos disputarán 7 partidos de Liga y, quizás, hasta cuatro de Champions: en total, 11 encuentros en 37 días. Como promedio, un partido cada 80 horas, lo que supone un reto de dimensiones colosales para los dos mejores equipos del momento (MARTI PERARNAU).

Se na Europa se joga 2 vezes por semana e não se tem notícias freqüentes de jogadores com dores e lesões musculares, por que aqui no Brasil acontece ao contrario? E é aí que entra o papel da Recuperação. Temos que planejar a recuperação? É isso mesmo, "PLANEJAR", levando em consideração a rotatividade dos jogadores, o tamanho do plantel, o desgasete físico-emocional, o estado anímico dos jogadores, mas como?
A, claro, a famosa recuperação aqui é na sala de musculação. Mais musculação recupera uma musculatura cansada? A hidroginástica recupera o corpo cansado só por não haver impacto dentro da água? A parceria com o pingüim da Antártica também recupera?
Óra bolas, vão lamber sabão, quanta hipocrisia!
Como aqui temos liberdade de nos expressarmos, isso já encheu o saco.
E lá se vão mais fosfatos...
Será que sabemos diferenciar 3, 4 ou 5 dias de recuperação (ciclo curto ou largo)? Sabemos planejar dentro de um modelo complexo de treinamento como seriam sessões de treinamento para recuperação em especificidade dentro desses ciclos? Não, não sabemos. Ou melhor, os “treineiros” sabem...
Se a recuperação será total em no máximo 4 dias pós jogo (com recuperação passiva), o que temos que fazer quando não existe este tempo e temos que treinar? É obrigatório jogar o jogo seguinte sem uma recuperação completa, isso é fato. Mas temos que treinar. E será que estamos acelerando a recuperação realmente, ou estamos “estourando, detonando e explodindo” mais ainda os jogadores?
Cansamos de ver jogadores daqui sairem para a Europa e jogarem tranquilamente 2 jogos semanais. Não vemos as famosas notícias como por exemplo: tais jogadores estão com fortes dores musculares e serão poupados dos treinamentos. Como não sentir dor se depois do jogo se faz musculação? O que as pessoas que realizam isso podem ter na cabeça? Titica de galinha, ou o que camarão tem! Só pode...É a única resposta. Estudam tanto para nada!
No fim, só percebemos um meio de recuperar com uma adaptabilidade específica. Esse meio se chama MORFOCICLO. Que nada tem a ver com o “INSANOCICLO E O MORTOCICLO”.
Abraços
Rodrigo e Dênis

3 comentários:

  1. Parabéns Rodrigo e Dênis pelo bom texto postado e pela coragem de escreve-lo e isso que desejo ver. Aproveito para fazer um questionamento, quero que um desses usuários da musculação como forma de recuperação me prove cientficamente que tem beneficios o uso dessa metodologia.
    Peço a vocês que me enviem seus emails para tirar mais dúvidas e aprender sobre futebol pois estou nessa busca pelo conhecimento.
    Me ajudem se puder.
    Abraços Uendell Macedo

    ResponderExcluir
  2. Precisam avisar o Thiago Silva, Pato e Robinho de que eles não estão contundidos. É tudo de mentirinha.

    ResponderExcluir
  3. Para confundir as coisas....


    http://terceirotempo.bol.uol.com.br/noticia/Acidente_de_trabalho_diz_Milan_sobre_contusao_de_Thiago_Silva-64086

    ResponderExcluir