30 setembro 2011

FICAR COM A BOLA

Nos jogos que por vezes assistimos das ligas futebolísticas pelo mundo adentro pelo mundo afora, percebemos na grande maioria das equipes, um futebol voador, direto, caçador de pombas e até mesmo irritante. Mas também percebemos que para quem gosta de um futebol saudosista, bem jogado, rolado, criativo, intenso mentalmente e coletivo, existem e vem surgindo equipes que andam tentando tratar a bola com uma “sensata afabilidade”.

De todas as ligas, La Liga (Liga Espanhola) em “termos de idéias de jogo da sensata afabilidade” é a que mais tem demonstrado questões instigantes. Evidente que nem todos os jogos e nem todo o jogo (90 min + alguns ) acontecem ações que nos deixam identificados e fazem-nos perceber que “está aí o novo Barça”!!Não, não a idéia não é essa! `


O que nos deixa satisfeito ao assistir esses jogos é a identificação de alguns conceitos e mecanismos de jogo dessas equipes que incidem para a tentativa de ver a bola rolando quase o tempo todo sem “matar pombas”. Evidente que as regularidades (quantidade de ações) e a qualidade (execução das ações) e a troca de hábitos ainda confundem essas equipes. O fator relevante é que essa tendência vem se mostrando nítida na Espanha e em outras equipes no restante do planeta da pelota.


Evidente que não queremos ser extremistas (mesmo sendo), pois sabemos que as vezes como "treinadores principiantes" temos que nos adequar às circunstâncias e “jogar bolas diretas e altas que as pombas não gostam”; mas ter essa idéia com uma ação intencional única em todo jogo é de certa forma redutora e cega, pois percebemos que há situações claras e evidente que se pode parar, frear, jogar para trás, para o lado, jogar curto e progredir com a bola rolando.

Assim, disponibilizamos para nossos leitores “pequenos” lances de dois jogos de “La Liga” que de certa forma se enquadram com o queremos para o “nosso jogo” e por incrível que pareça o Barça não está presente...

E as pombas espanholas nesse ano estão mais tranqüilas....já as brasileiras.....ehehhee

Abraços





Nenhum comentário:

Postar um comentário