24 outubro 2011

RIBERY VS HERTHA

Todo jogador de futebol ao longo de sua carreira vai sendo modelado pelas experiências adquiridas em contextos vivenciados e vai se (re) modelando constantemente. Por isso, todo jogador é "dono" de uma singularidade que pode evoluir com o decorrer dos anos, ou regredir, dependendo da identificação com o contexto inserido. Para quem deseja saber mais sobre modelação e comportamento humano, deixamos aqui o nome de dois grandes autores que abordam este assunto, sendo completamente possível se fazer o transfer para o futebol. São eles: Urie Bronfenbrenner e Albert Bandura, com a Teoria dos Sistemas Ecológicos e a Teoria Social Cognitiva, respectivamente.
O contexto muitas vezes age como facilitador (mediador) da singularidade pertencente ao jogador, e também o fazem alterar drasticamente o "DNA" para um futebol irreconhecível. Por isso, o melhor contexto é aquele que possui referências coletivas claras e delineadas, pois abre uma potencial evolução individual mais tendente em prol da organização micro interligada com a macro, e a partir disso fazer com que as ações espontâneas ocorram com maior facilidade e regularidade.
Será que o contexto de Ribery é facilitador e regular, e permite vários jogos desta magnitude...ou, esse jogo que aparentemente apresentou-se interessante foi apenas UM jogo...



Abraços
Rodrigo e Dênis

Nenhum comentário:

Postar um comentário