24 agosto 2012

PELLEGRINO, MOU Y LA FILOSOFÍA DE FRADE



     “Abolição aos “chavões” e aos vampiros energéticos de plantão, oportunidade aos que buscam uma nova visão e energia infindável aos que já há alguns anos estão”.  
 Pelos Autores...


            Há tempos temos visto o quanto a Periodização Tática tem acendido no globo da bola. No Brasil, o entendimento referente a essa metodologia transcendente, tem gerado dúvidas, desvirtuamentos e falta de conhecimento aprofundado. O que não falta são registros e opiniões de vários “peritos” armazenando coisas “frívolas e precipitadas” em vários meios informativos (quem sabe nós estamos incluídos no meio da frivolidade). Muitos até se acham novos Vitor Frade. Escrevem artigos, monografias, dissertações e até teses de doutoramento. O interessante é que a grande maioria destes além de escreverem “algumas asneiras” desistem de tentar entender a PT, pois começam a perceber os “inúmeros conflitos” gerados pelo superficial x real.
            Outros deslocam totalmente a essência da Periodização Tática por interessantes partidário-metodológicos, com o objetivo radical de ridicularizá-la. Tais pessoas conflituam com os escritos, sem pesquisa e sem leitura aprofundada sobre a epistemologia e fundamentos desta metodologia.
            Bem, o bacana é que para os bons entendedores, vários referenciais podem ser acessados, muitos advindos de mentes brilhantes que continuam modelando, dinamizando e propagando o profundo conhecimento do Prof. Vitor Frade.
O que nos deixa cada vez mais contentes é que a rede Periodização Tática vai sendo interligada por essas pessoas que captam na essência o que a mesma objetiva, pespectiva e idealiza, e este fato faz com que ela seja alastrada como um “vírus do bom treinar”, e isso para quem “tem antena parabólica com canais complexos” não tem preço que se pague. É só pensarmos: mesmo como enésimos equívocos, é interessante ver que alguns companheiros que começaram na raiz do propagar-se da PT, ainda permanecem convictos e com a mente aberta para aprender, sem medo e sem lassidão de buscar a compreensão real-individual-contextual do sentido e da intenção que existe na Periodização Tática.
            Amigos, aos desentendidos, restam esperanças de que modifiquem algumas precipitações precoces. Está claro que a Periodizaçao Tática não quer “inimigos” (quem somos nós para criarmos inimigos para esta prazerosa metodologia), mas sim o respeito e espaço. Também não quer prostituição. Não quer aparecer como o santo gral do treinamento. Apenas quer um pouco de boa compreensão, ou ser melhor “compredoria” (mistura de compreensão e sabedoria).
            E para uma boa “compredoria”, deve-se dominar muito mais que os livros já existem sobre Periodização Tática. Como nos diz nosso amigo Jorge Maciel “a PT não é uma ciência do abstrato, in vitro, mas antes uma ciência in vivo. Não basta decorar o concepto-metodologico do livro se não tiver a dita sensbilidade-individual-contextual a nossa realidade”.
            E que tal essa nota de jornal: 

Conrado Valle 18/08/2012: PELLEGRINO, MOU Y LA FILOSOFÍA DE FRADE

Pellegrino se estrenará oficialmente como técnico ante el Real Madrid de Mourinho, un técnico, el portugués, a quien conoce a la perfección. El Flaco sabe cómo se las gasta tanto de rival, ya que se enfrentó a su Chelsea siendo ayudante de Benítez en el Liverpool, como de técnico propio: fue su entrenador en el Barça (98-99) cuando era segundo de Van Gaal. Todo esto le sirvió para que cuando Pellegrino pulía su formación como entrenador (del cadete che) pudiera ver cómo trabajaba Mourinho en el día a día con su Chelsea.Y es que, en el club inglés nadie le daba permiso para acceder a los entrenamientos, le decían que era imposible hasta que por mediación de un conocido consiguió un e-mail del ahora técnico del Madrid. A los pocos días de enviarle personalmente la solicitud, el Flaco recibió una invitación del propio Mourinho para presenciar durante una semana sus métodos de trabajo. En el fondo Mou y Pellegrino beben de una misma fuente de filosofía futbolística, la de la periodización táctica del profesor portugués Vítor Frade.

Que Pellegrino é uma boa mente, não temos dúvida. E acreditamos que ele está metodologicamente na Periodização Tática. Inteiramente ou a 90% por cento, não sabemos. Para nós, concerteza é mais uma alegria de ver mais um território futebolístico complexo, e mais uma equipe para acompanharmos, pois terá calidad.
Senhores, não queremos brigas, apenas pretendemos propagar, defender e justificar nossas ideias (muitas vezes confusas) e inquietudes (muitas vezes perturbadas) geradas pela Periodização Tática. Amigos, essa metodologia de treinamento está em constante evolução, os 40 anos de “loucuras” do Prof. Frade nos demonstram isso.
Grande abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário